Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Eduardo Cunha continua mandando na Câmara e no governo

Presidente afastado da Câmara dos Deputados mantém parte do seu poder por meio dos aliados que ele conseguiu emplacar em cargos importantes do Congresso e do Executivo.

Publicado por Caio Assis
há 8 anos

Eduardo Cunha continua mandando na Cmara e no governo

Mesmo afastado da presidência da Câmara dos Deputados e até do cargo de deputado federal por seu envolvimento na Operação Lava-Jato e pelas seguidas manobras para tentar salvar o seu mandato, o principal articulador do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Legislativo, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), garantiu poder de influência no governo do presidente Michel Temer. O peemedebista emplacou aliados em algumas das principais posições na Casa e até em um alto posto do Executivo. Eles vão ter participação decisiva em áreas sensíveis, como a orçamentária e a articulação para as votações no Congresso. De quebra tem assento na instância que pode livrá-lo do processo de cassação que se arrasta há meses na Casa.

Um dos principais cargos ficou com o deputado federal André Moura(PSC-CE), alçado ao posto de líder do governo com o apoio do Centrão, bloco que congrega 280 deputados. Caberá a ele as articulações para as votações da reforma da Previdência, a possível volta da CPMF e outros projetos que Michel Temer vier a mandar para a Câmara. Moura está entre os principais articuladores a favor de Cunha. Sem integrar o Conselho de Ética ele trabalhou intensamente para barrar o processo por quebra de decoro do presidente afastado da Casa. Foi dele uma questão de ordem que chegou a anular uma decisão do grupo. Apesar de estar carimbado como um tentáculo de Cunha, o novo líder negou que seu padrinho político influenciará sua posição como líder. Admitiu, porém, ter se encontrado com o presidente afastado da Câmara na semana passada.

Outro nome do estafe de Eduardo Cunha é o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), que ficou com a presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Foi ele que, com o apoio de Cunha, comandou a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), principal da Casa, no ano passado. Agora ele terá o poder de indicar o relator e comandar os trâmites da votação do orçamento e revisões de diretrizes nas contas. Um dos projetos, que ele prometeu dar celeridade, é o da revisão da meta fiscal de 2016. O texto autoriza o governo a encerrar o ano com um déficit de R$ 96,65 bilhões.

Já para a CCJ, comissão pela qual passam praticamente todos os projetos e instância recursal dos processos no Conselho de Ética, ficou para Osmar Serraglio (PMDB-PR). Sobre o fato de ser aliado de Cunha, o parlamentar disse, ao ser eleito para o cargo, que não iria tergiversar. O ex-presidente da Câmara vai hoje à Câmara se defender pessoalmente da denúncia de quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de mentir ao Parlamento sobre possuir contas no exterior não declaradas à Receita. O processo mais longo de cassação da história da Casa pode parar nas mãos de Serraglio se os descontentes com o resultado de uma posterior votação em plenário recorrerem.

Outro nome de Cunha, este no governo, é o subsecretário de assuntos jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha. O advogado defende Eduardo Cunha em pelo menos sete ações no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Ele ocupa o cargo que era de Jorge Messias, aquele que em conversa entre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula vazada pela Polícia Federal seria o responsável por levar o termo de posse para o petista como ministro.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/política/2016/05/19/interna_politica,764079/eduardo-cunha-mantem-al...

-Postado em 19/05/2016 06:00 / atualizado em 19/05/2016 07:29

  • Publicações5
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações60
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eduardo-cunha-continua-mandando-na-camara-e-no-governo/339495151

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)